Quando a vida aperta demais, é bom a gente afrouxar um pouquinho

Está tudo tão difícil nessa pandemia... Será que precisamos ser tão rígidos?

Essa frase do título me ocorreu primeiro para eu justificar a mim mesma passar um dia inteiro trabalhando diretamente da minha cama, recostada na parede com o notebook no colo, depois de meses me ajustando aqui e ali, entre uma cadeira dura e mesa de um tamanho não confortável. Tenho atividades na rotina que exigem um espaço maior, às vezes preciso usar o mouse, ações que demandam o formato tradicional mesa e cadeira de escritório.

Entretanto, há outras vezes em que só preciso escrever, dar asas à minha imaginação e a ideia de que devemos levar para o home office os hábitos do escritório não me permitiam flexibilizar. Mesmo trabalhando há mais de década pelo menos parte do tempo em casa, fosse freelancer em paralelo a um emprego ou totalmente voltada a clientes e, portanto, já tendo o hábito e conhecendo as armadilhas da modalidade, essa pandemia bagunçou um pouco minha cabeça sobre até onde ir e o que fazer. 

Foi num sábado em que eu tinha bastante trabalho para adiantar, essencialmente textos meus para escrever, que a cama me fez um convite irrecusável: “E por que não?” sussurrava para mim o travesseiro esperando que eu nele recostasse. Cansada de resistir, capitulei. E digo mais: gostei.

O dia mostrou-se extremamente proveitoso, muito mais do que vinham sendo os últimos finais de semana, que eu não conseguia ter prazer em escrever, porque ficar ali na mesma cadeira dura, diante da mesma mesa dia após dia, por horas e horas, me fazia ter a impressão de estar sempre no escritório.

Escrever na cama me devolveu o prazer de fazer pelo hobby, por paixão, por amor. Notei que estava sendo rígida demais em um momento que não precisava – afinal, a vida já estava fazendo isso o bastante comigo e com todos, impingindo medos e incertezas sem fim. 

Trabalhar horas na cama foi o meu ato de protesto, minha ação de liberdade, a porta que eu precisava abrir para ser um pouco mais branda comigo mesma em outros momentos também. Hoje, a frase do título foi adicionada aos muitos lemas que procuro levar pela vida.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*