Um pouco de paz e serenidade na Vila de São Francisco Xavier

Uma viagem pelo tempo e espaço, para um tempo em que não havia pandemia e as pessoas podiam se reunir na praça para conversar, encontrar conhecidos, passar o tempo, viver. Foi assim que eu me senti ao visitar, depois das trilhas e banhos de cachoeira, a Vila de São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, com população estimada pelo IBGE, em 2010, em torno de 3.800 habitantes.

Espalhados pela praça, jovens interagiam, paqueravam, divertiam-se. Sentados nos bancos, senhores observavam os passantes sem a pressa que se tornou habitual de aproveitar cada minuto do dia de forma útil e produtiva. Um homem passou puxando um cabo comprido; na outra ponta, uma espécie de caixote de madeira rente ao chão, com rodas e, dentro dele, sentado, um garoto pequeno, de seus 3 anos, observando tudo ao redor do ponto de vista diferenciado.

Coreto em São Francisco Xavier passeio

Ele também estava lá, a peça central nas cidades do interior: o coreto. Junto com a igreja, os jardins floridos e os muitos bancos para se deixar ficar apreciando o momento.

Em uma rua lateral, uma fachada colorida chamou minha atenção e me encantou quando percebi que se tratava de uma Biblioteca Solidária, um local em se pode pegar livros emprestados! Num mundo em que as pessoas parecem ler cada vez menos livros – embora tenham tempo para ler posts e mais posts por horas e horas -, a frente do imóvel de um azul vibrante com sua charmosa Janela dos Livros, onde se retira a obra escolhida, colocou um sorriso no meu rosto.

Observando o macaquinho no letreiro, de ar inteligente com seus óculos e livro na mão, pensei na ironia da imagem em um momento em que tantos parecem agir como animais irracionais, a leitura, o conhecimento e a informação são a saída e a esperança para a humanidade.

De volta à correria, à cidade grande, às ruas cheias em que é quase impossível ir até o supermercado mantendo o tempo inteiro a distância de um metro e meio de alguma outra pessoa, a lembrança dos momentos na vila trazem um pouco de sanidade e serenidade para seguir a vida e esperar essa fase difícil passar.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*