Quem eu sou?

Mulher tomando banho de cachoeira, feliz, com os braços para cima, agradecendo pelo momento. Embaixo a frase "Quem eu sou?"

‘Quem eu sou? Onde estou? Para onde vou?’

Essas três perguntas costumam rondar juntas minha mente e eu comecei a desconfiar de que pode ser para fugir da mais difícil delas. Exatamente: ‘Quem eu sou?’.

Às vezes a gente até procura descobrir, tenta encontrar resposta para a questão, mas outras muitas vezes largamos a pergunta pelo meio do caminho e seguimos a pista atrás do ‘Para onde vou?’. E partimos sem rumo.

Não raramente nos vemos em um lugar distante e vazio a nos perguntar: “Que raios eu estou fazendo aqui?”.

E lá vamos nós tentar nos situar, entender onde estamos, para logo mais seguir os rumos em busca de saber para onde queremos ir. Sem perceber que evitamos mergulhar no ‘Quem eu sou?’.

Mas a pergunta não nos abandona; fica se repetindo insistentemente, martelando em nossa cabeça.

Quem eu sou?

Quem eu sou?

Quem eu sou?

Parece quando há reforma no apartamento vizinho: no início, as marteladas até incomodam, mas depois você se acostuma. Entretanto, quando se faz o silêncio… Ah, o silêncio… 

É nos silêncios que olhamos de frente para essa questão tão essencial. Se no começo dói e incomoda, não tarda a possibilitar que nos apaixonemos pela pessoa que somos, em toda sua complexidade.

Dizem que esse é o tal autoconhecimento.

As estradas para chegar a ele são múltiplas. Para mim, funcionam a terapia – agradeço a querida @jacque ; sem ela a cena deste post, que marca um reencontro meu comigo, demoraria pelo menos mais seis meses para acontecer. Ajuda muito também a meditação.

E, graças ao trabalho da querida amiga, maravilhosa Vera Leon, faz parte também do meu caminho de autoconhecimento a ampliação dos sonhos (confiram o canal Que sonho é esse? – Vale muito a pena).

Tão bom poder olhar para mim e dizer: “Muito prazer!”

Neste mergulho em nós mesmas podemos temporariamente nem querer saber onde estamos e menos ainda para onde vamos. Como quando compartilhamos uma boa companhia, com uma amiga querida, e vivenciamos plenamente o estar ali. São momentos inesquecíveis.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*